Toda Bíblia é inspirada? Quais os livros mais adaptados para um iniciante?

Clóvis Lorenzon, Rio de Janeiro – RJ


  Sim, a igreja professa que toda a Bíblia é inspirada por Deus. Isto, no entanto, não quer dizer que se devam ler frases isoladas da Bíblia como se fossem verdades absolutas caídas do céu e que valessem para nós como preceitos absolutos.

  Em primeiro lugar deve se dizer que, para uma boa compreensão seria bom ler a Bíblia toda. Do começo até o fim. Se isto não é possível, ao menos ler os livros escolhidos, do começo ao fim. Evitas ler pequenos textos aleatoriamente, pois assim nunca se entenderá a Bíblia.

  Para nós cristãos, o miolo da Bíblia são os quatro evangelhos. Portanto, a primeira leitura e a principal leitura sempre serão os evangelhos. Mas fica difícil entender o Novo Testamento sem um razoável conhecimento do Antigo Testamento, então diríamos: ler Gn 12-50, Êxodo e depois buscar os livros históricos: Js, Jz, Sm, Rs, Cr, Esd, Ne, Macabeus. Tendo lido estes livros, o leitor pode completar sua leitura pelos proféticos e sapiências e o que ainda faltou do Pentateuco: Nm, Lv, Dt. Se já tiver um conhecimento razoável do Antigo Testamento pode passar para as Cartas de Paulo, At, as demais cartas e por fim Apocalipse. Sempre é bom, antes de ler o texto bíblico, ler as introduções que as Bíblias colocam. Por isto é bom ter traduções novas da Bíblia: Jerusalém, TEB, do Peregrino, etc.

 Frei Bruno


Fonte: INDAGAÇÕES DA FÉ, Frei Bruno Glaab e Padre Mário Glaab.