13 de Maio – Dia de Nossa Senhora de Fátima

 

Maio não é só o mês das noivas como é popularmente chamado, mas também o mês de Maria, mês das mães. Isso porque no segundo Domingo de Maio comemoramos o dia das Mães e no dia 13 de maio celebramos o dia de Nossa Senhora de Fátima.

História de Nossa Senhora de Fátima

Nossa Senhora de Fátima fez sua primeira aparição em 13 de maio de 1917 na pequena aldeia de Fátima em Portugal. Em um local chamado “Cova de Iria”, ela apareceu para três pequenos pastorinhos: Lúcia, Francisco e Jacinta.

Quando Nossa Senhora de Fátima apareceu aos três, eles descreveram assim a visão: Parecia ter uns 18 anos a Senhora, rodeada de claridade fulgurante, seu vestido era de uma alvura puríssima, assim como o manto ornado de ouro, que lhe cobria a cabeça e grande parte do corpo.

No começo as crianças se assustaram, mas Nossa Senhora de Fátima as tranquilizou, dizendo para não terem medo, e que ela era do Céu. Nossa Senhora disse para rezarem o terço todos os dias, para alcançarem a paz e o fim da guerra. A mensagem de Fátima é uma mensagem de conversão e arrependimento.

De acordo com os testemunhos das três crianças videntes de Nossa Senhora, depois da primeira aparição da Virgem Maria o fenómeno repetiu-se durante seis meses seguidos, sempre no dia 13 (menos no mês de Agosto, em que ocorreu no dia 19).

A aparição mariana identificou-se como sendo “a Senhora do Rosário”, tendo sido, por esse motivo, feita eclesiasticamente a combinação dos seus dois títulos e o que deu origem a Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

O seu principal local de devoção é o próprio Santuário de Fátima, situado na cidade de Fátima, em Portugal.

Devoção no Brasil

Em 2008, no dia 13 de maio, foi inaugurada na cidade de Fortaleza (CE) o a maior imagem santa do mundo, com 15 metros de altura.

Alguns anos depois, em 28 de maio de 2011, foi inaugurado no Rio de Janeiro (RJ) o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, que tem uma réplica da famosa Capelinha das Aparições original da Cova de Iria, em Portugal.

Oração a Nossa Senhora de Fátima

Virgem Santíssima,
transbordante da mais pura alegria
pela presença em vós do Verbo Divino Encarnado,
fazei com que, imitando na terra a pureza de vossa Anunciação,
a caridade de vossa Visitação a Santa Izabel,
amor terno a Jesus recém-nascido no presépio,
a humilde obediência com a qual vos apresentastes
no templo de Jerusalém,
possamos merecer também, como vós,
pela solicitude constante em buscarmos a Jesus durante a vida, encontrá-lo definitivamente no templo de Sua Glória Eterna.
Amém.

 

Leia mais: Papa: pastorzinhos de Fátima nos ajudam a acreditar e a amar